segunda-feira, 8 de abril de 2013

Livro

Livro:

Fontes de frustração inicial para qualquer família, as dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças podem ser vistas por um ângulo diferente nesse trabalho. Tradicionalmente diante de uma criança com dificuldades de aprendizagem, o procedimento é tentar descobrir o que há de errado com ela para poder "tratá-la" como se sua existência fosse desvinculada das relações que estabelece com as pessoas e instituições a sua volta. 

Ao longo de sua prática profissional, Elizabeth faz diferente , e nos mostra isso nesse relato vivo e emocionante sobre impasses e soluções encontradas em alguns dos casos que estudou.
Utilizando a abordagem sistêmica, uma perpectiva contextualizante, compreende as dificuldades de aprendizagem não como uma "falha" individual de um sujeito que resiste a adequar-se  a um padrão estabelecido, mas como uma confluência de fatores que consideram a família, a escola, os educadores e a rede mais ampla de relações sociais, e que são dessa maneira vigorosamente envolvidos.

Sumário:

Primeiras Narrativas

1. Introdução

2. Pressupostos Teóricos

3. A Abordagem Sistêmica e as Relações Familiares

4. Componentes das Narrativas Familiares

- Estrutura familiar
- Possibilidade de diferenciação e formação de identidade
- Adaptação ao ciclo vital
- Lealdades, alianças e coalizações
- Padrões de repetição
- Padrão de aprendizagem familiar
- Funcionamento familiar
- Mnejo dos segredos
- Mitos familiares

5. O Sujeito Inserido no Sistema

6. A Pesquisa de Caráter Sistêmico: Posssibilitando Novas Construções

7. Organizando as Narrativas

8. Construindo as Narrativas Familiares

1º Caso - Geraldo
2º Caso - Plínio
3º Caso - Pietro

9. Narradores e Narrativas: Analisando os casos estudados

10. Refletindo Sobre as Tramas Narrativas em Busca de Algumas Conclusões

11. Considerações Finais

12. Narrativas Pessoais 

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